Sobre os palestrantes

PSICOLOGIA EM PROSA E VERSO 2011

Helena Centeno Hintz: é psicóloga, psicoterapeuta individual, de casal e família. É especialista em violência doméstica contra crianças e adolescentes (Universidade de São Paulo) e em Psicologia Clínica (CFP). Tem consultório particular. É docente, supervisora, terapeuta do Instituto Domus Centra de Terapia de Casal e Família e editora da Revista Pensando Famílias. Em suas produções científicas destacam-se os temas conflitos relacionais, família, casal e família, especificidades familiares, intervenções terapêuticas, terapia, abordagens tarapêuticas, casamento, separação e recasamento, ciclo vital e ciúme.

Fabrício Carpinejar: em seu blog o autor escreve para se definir "Escritor, jornalista e professor universitário, autor de dezesseis livros, pai de dois filhos, um ouvinte declarado da chuva, um leitor apaixonado do sol. Quando conseguir se definir, deixará de ser poeta." Ele é poeta e jornalista, mestre em Literatura Brasileira pela UFRGS. Entre os prêmios já recebidos estão o Prêmio Jabuti/2009, edição 51ª, da Câmara Brasileira do Livro e o Prêmio Açorianos de Literatura 2010, da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre (RS), com o livro "Mulher Perdigueira", o qual será discutido no evento.

PSICOLOGIA EM PROSA E VERSO 2010

Alexandre do Nascimento Almeida: possui Doutorado em Letras (Lingüística Aplicada) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É professor adjunto da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e da rede municipal de ensino de Porto Alegre. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: fala-em-interação, identidade, gênero e sexualidade, masculinidades, educação na área da saúde, ensino a distância, formação de professores, ensino de língua materna e estrangeira.

Ana Carolina da Costa e Fonseca: possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais (UFRGS) e Filosofia (UFRGS) e mestrado em Filosofia (UFRGS). Escreve tese de doutorado em Filosofia (UFRGS) sobre a questão da responsabilidade em Nietzsche. Estudou na Universidade Humboldt (HU) de Berlim durante dois anos com bolsa de doutorado-sanduíche concedida pelo DAAD. Tem formação nas áreas de Direito e Filosofia, com ênfase em Ética e Filosofia do Direito. É professora de Filosofia na Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e de Filosofia do Direito na Faculdade do Ministério Público (FMP), em Porto Alegre.

Ana Cristina Garcia Dias: possui graduação em Psicologia -Foi bolsista de Iniciação científica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990 a 1994), graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), Licenciada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997), Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e Doutorado em Psicologia - Area de Concentração: Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2003). Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental - WP - PoA (2009). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: adolescência, família, gravidez, comportamentos de risco.

Carlos Henrique Armani: doutor em História, na linha de pesquisa Sociedade, Ciência e Arte pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com extensão de doutoramento no Instituto de História e Teoria das Ideias da Universidade de Coimbra (Portugal). Pós-doutorando no Programa de Historiografia e Ciência da História e da Cultura (PROCULT) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor Adjunto I do Departamento de Educação e Informação em Saúde da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e Vice-Coordenador do GT em História das Ideias da Associação Nacional de História. Tem experiência nas áreas de História das Ideias e Teoria da História, e atua em quatro campos de pesquisa e docência: a) Cultura e Estado-nação no Brasil; b) Finitude na cultura ocidental; c) História do Pensamento Científico e Saúde; d) Teoria e Filosofia da História.

Denise Falcke: possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é Professora do Programa de Pós Graduação e do Curso de Psicologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Terapia Familiar, atuando principalmente nos seguintes temas: casamento, família, educação, violência familiar e transgeracionalidade.

Iara Camaratta Anton: psicoterapeuta individual, de casais e de famílias, especialista em Psicologia Clínica (PUCRS), especialista em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica (PUCRS) com Formação em Terapia de Casal e de Família (DOMUS/POA/RS). Professora de Psicoterapia de Casal e de Família em Cursos de Especialização e de Formação no Rio Grande do Sul e em outros Estados. Coordenadora do Comitê de Psicoterapia de Casal e de Família da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul (SPRS) e também diretora.

Lúcia Britto Corrêa: possui graduação em Licenciatura em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS - (2005), graduação em Ciências Sociais Aplicadas pela UFRGS (1983), mestrado em Letras (2000) e doutorado em Letras (2005), ambos pela UFRGS. Exerce a docência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, trabalhando, em especial, com os seguintes temas: mito, tragédia, releituras e intertextualidade

Lúcia Pesca: psicóloga formada pela PUCRS. Psicoterapeuta individual e de casal. Especialista em Terapia Sexual pelo CESEX e Educação Sexual pela Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana (SBRASH). Tem dedicado a atividade profissional desde 1984 às questões da sexualidade. É membro de Sociedades Científicas, como: International Society of Sexual Medicine (ISSM); Sociedade Latino Americana de Medicina Sexual (SLAMS); Sociedade Brasileira de Sexualidade Humana (SBRASH); Associação Brasileira para o Estudo das Inadequações Sexuais (ABEIS). Foi Membro convidado da Comissão de Andrologia da Sociedade Brasileira de Urologia (2004/2006).  É Coordenadora do Comitê de Sexualidade da Sociedade de Psicologia do RS e Coordenadora Técnica do Curso de Terapia Sexual do Centro de Estudos da Família e do Individuo (CEFI). Consultora empresarial na área de diferenças de gênero. Faz cursos e palestras em instituições e empresas nas áreas de: diferenças de gênero; sexualidade; qualidade de vida; intuição; mulher executiva em cargos de gestão; conflitos interpessoais na área das diferenças de gênero. Já tendo proferido diversas conferências no país e exterior com o mesmo tema.
Tem vários artigos publicados.
Livro Publicado: O SEXO COMO O SEXO É – Mitos e desmistificação, Ed. Sulina, 1998 (quatro edições).
Capítulo publicado no livro GINECOLOGIA E MASTOLOGIA: cap. A parceira e a disfunção sexual, ed. Houston, Texas, USA: The University of Texas MD Anderson Cancer Center, 2002.
Colabora com entrevistas de revistas e jornais, bem como, de rádio e televisão de âmbito regional e nacional.

Luciana Boose Pinheiro: possui graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000) e mestrado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002). É professora assistente de Literatura da UFCSPA, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e doutoranda em Literatura Brasileira na UFRGS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Estudos de Literatura e Língua Espanhola, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, língua espanhola, humanidades na saúde.

Paulina Nólibos: possui graduação em Filosofia (Licenciatura) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984), graduação em Filosofia (Bacharelado) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984), mestrado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é professora titular da Universidade Luterana do Brasil (desde 2001). Tem experiência na área de História, com ênfase em história do Imaginário, Mito, Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: antiguidade, mitologia, releituras e hipertextualidade, arte dramática, filosofia antiga oriental e ocidental.

Susane Londero: graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2007), Especialista em Saúde Coletiva pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão e Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é aluna-terapeuta do Instituto Fernando Pessoa e coordenadora do Núcleo de Arte, Vídeo e Escrita da mesma instituição.

Ygor Arzeno Ferrão: possui graduação em Medicina pela Universidade de Ciências da Saúde de Porto Alegre (1994); Residência em Psiquiatria pela Universidade de Ciências da Saúde de Porto Alegre (1997); Mestrado em Medicina: Ciências Médicas, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e Doutorado em Psiquiatria pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é Professor Adjunto de Psiquiatria da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e Professor da Universidade Metodista do Sul e Médico Psiquiatra Preceptor no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria, atuando principalmente nos seguintes temas: transtorno obsessivo-compulsivo, ansiedade, transtornos de controle de impulsos, epidemiologia e transtorno orgânico. Membro do Consórcio Brasileiro de Pesquisa em Transtornos do Espectro Obsessivo-Compulsivo (CTOC) e do Instituto Nacional de Psiquiatria do Desenvolvimento (INPD).


Os dados foram obtidos através dos palestrantes ou através da Plataforma Lattes http://lattes.cnpq.br/