Leia mais sobre os livros do evento

PSICOLOGIA EM PROSA E VERSO 2011

Mulher Perdigueira - Fabrício Carpinejar
Nesta obra, o autor procura criar sentido para o que não se vê. Aquilo que não tem cor, mas colore, que não tem peso, mas bate, que não tem forma, mas gosto. Seja dissecando a alma feminina, em 'Gay heterossexual', transformando plástico em verdades, em 'Pratinho do vaso', ou mostrando ironia, em 'Ou entra em tratamento ou termino o namoro e Quinze minutos de verdade', o que Carpinejar faz é encostar-se no etéreo.
A mulher perdigueira sofre um terrível preconceito no amor. Como se fosse um crime desejar alguém com toda intensidade. Ela não deveria confessar o que pensa ou exigir mais romance. Tem que se controlar, fingir que não está incomodada, mentir que não ficou machucada por alguma grosseria, omitir que não viu a cantada do seu parceiro para outra. Ela é vista como uma figura perigosa. Não pode criar saudade das banalidades, extrapolar a cota de telefonemas e perguntas. É condenada a se desculpar pelo excesso de cuidado. Pedir perdão pelo ciúme, pelo descontrole, pela insistência de sua boca. Exige-se que seja educada. Ora, só o morto é educado. O homem inventou de discriminá-la. Em nome do futebol. Para honrar a saída com os amigos. Para proteger suas manias. Diz que não quer uma mulher o perseguinto. Que procura uma figura submissa e controlada que não pegue no seu pé.

O Retrato de Dorian Grey - Oscar Wilde
A obra tem como ponto de partida a relação entre o jovem Dorian e seu retrato, feito pelo pintor Basil. Certo dia, Dorian expressa a vontade de não envelhecer, como seu duplo no quadro. A partir de então, quem envelhece é o retrato, o que não torna mais simples a vida do jovem, que passa a desenvolver relações violentas tanto com as pessoas que o cercam quanto com o próprio retrato.

Tabacaria, Álvaro de Campos - Fernando Pessoa

Frankenstein - Mary Shelley
Mary Shelley (1797-1851), mulher do poeta inglês Percy B. Shelley, escreveu Frankenstein para participar de um concurso de histórias de terror realizado na intimidade do castelo de Lord Byron. Mesmo competindo com grandes gênios da literatura universal, acabou redigindo esta que é uma das mais impressionantes histórias de horror de todos os tempos. A história do dr. Victor Frankenstein e da monstruosa criatura por ele concebida vem fascinando gerações desde que foi publicada há mais de cem anos. Brilhante história de horror, escrita com fervor quase alucinatório, Frankenstein representa um dos mais estranhos florescimentos da imaginação romântica.

Noite na Taverna - Álvares de Azevedo
Cinco amigos se reúnem durante uma noite de tempestade e, sob os efeitos do vinho e da atmosfera sombria, contam suas histórias macabras de paixões violentas e acontecimentos insólitos. Um clássico do nosso Romantismo, apresentado em texto integral, esta obra inaugurou a narrativa gótica em nossa literatura e consagrou seu autor.

O Apanhador no Campo de Centeio - J. D. Salinger
Um garoto americano de 16 anos relata com suas próprias palavras as experiências que ele atravessa durante os tempos de escola e depois. Revela o que se passa em sua cabeça. O que será que um adolescente pensa sobre seus pais, professores e amigos?

PSICOLOGIA EM PROSA E VERSO 2010

O Animal Agonizante - Philip Roth
Traz a história de David Kepesh, professor aposentado que faz sucesso com um programa cultural na televisão e que todos os anos oferece um curso livre na universidade, em que sempre conquista namoradas com um terço de sua idade. Seu discurso - dirigido a um interlocutor que só no final se manifesta - é uma afirmação de seu sentimento de liberdade e de seu horror a todo vínculo emocional. Mas o egoísmo calculista de Kepesh não resiste à paixão que o domina quando conhece Consuela Castillo, jovem de vinte e quatro anos, filha de uma rica família de imigrantes cubanos, cuja beleza excepcional faz com que sinta bem mais do que atração sexual. Depois de um ano e meio de relacionamento os dois se separam, mas Kepesh continua obcecado. Anos mais tarde, Consuela o procura para lhe fazer uma revelação trágica. Kepesh se vê então dividido entre os imperativos da razão, que não permitem que se envolva, e a força da paixão que o impele a assumir uma relação mais séria com uma mulher. A força do texto está no contraste entre as racionalizações rígidas de um homem autocentrado e o poder da paixão que irrompe, imprevisível, destruindo suas certezas.

Cem Anos de Solidão - Gabriel Garcia Marquez
Neste livro, Gabriel García Marquez narra a incrível história da família Buendía, uma estirpe de solitários que habitam a mítica aldeia de Macondo. A narrativa desenvolve-se em torno de todos os membros dessa família, com a particularidade de que todas as gerações foram acompanhadas por Úrsula, uma personagem centenária e uma matriarca das mais conhecidas da história da literatura latino-americana. Clique na imagem ao lado para ver a árvore genealógica da família.

A Metamorfose - Franz Kafka
É a mais célebre novela de Franz Kafka e uma das mais importantes de toda a história da literatura. O texto coloca o leitor diante de um caixeiro-viajante - o famoso Gregor Samsa - transformado em inseto monstruoso. A partir daí, a história é narrada com um realismo inesperado que associa o inverossímil e o senso de humor ao que é trágico, grotesco e cruel na condição humana - tudo no estilo transparente e perfeito desse mestre inconfundível da ficção universal.

O Resto é Silêncio - Érico Veríssimo
No outono de 1941, Erico Verissimo testemunha a morte de uma 'rapariga loura, alva e franzina' que se joga de um prédio no centro de Porto Alegre.O desassossego por ter presenciado essa cena o leva a escrever 'O resto é silêncio', que inicia justamente com a queda de uma moça do alto de um espigão da capital gaúcha. A história, narrada a partir de diferentes perspectivas, transcorre em pouco mais de 24 horas. O destino da moça, que no enredo imaginado pelo escritor é uma simples vendedora de um grande magazine, revela-se o ponto de ligação entre as trajetórias dos diversos personagens.

Alceste - Eurípedes

Otelo - Shakespeare
Uma trágica história de um amor envenenado pelo ciúme. Começa em Veneza, onde Otelo, um general justo e destemido, promove Cássio a tenente, preterindo Iago. Após casar-se com a bela Desdêmona, Otelo é enviado para comandar a defesa de Chipre. Nesta tragédia, Shakespeare explora as várias faces da alma humana. O pérfido Iago, através de intrigas sutis conduz Otelo ao ciúme infernal e enlouquecedor.
 
O Estrangeiro - Albert Camus
Essa obra revelou e consagrou definitivamente Camus como um verdadeiro clássico da literatura contemporânea. Romance estranho, desconcertante sob uma aparente singeleza estilística, nele se joga o destino de um homem que viveu a vida de acordo com a sua sensibilidade e com a evidência do absurdo de existir. Traz a história de um argelino que trabalha num escritório em Paris e, em conseqüência de situações absurdas, mata um árabe.